sábado, 23 de abril de 2022

Sociodrama para/nas Escolas portuguesas - "No lugar d@ outr@ ... " : Youtube e chat!! ...

A convite da DGE (Ministério da Educação de Portugal), Luzia Lima-Rodigues dinamiza uma sessão de Sociodrama para todas as Escolas do país, num iniciativa completamente inovadora. Como as tecnologias - o youtube e o chat - permitiram chegar a classes e turmas de todo o país!! ... e como outras turmas e professores poderão assim aceder, acompanhar e envolver-se mesmo de forma assíncrona. Como JL Moreno (criador do Sociodrama) e Zerka T.Moreno (sua mulher) ficariam orgulhosos de ver este vídeo!!
Fantástico!! Muitos e muitos parabéns!!

Luzia Lima-Rodrigues, ao divulgar este vídeo, escreve:
«
Ontem [22/04/2022].
Milhares de crianças e jovens nas salas de aula, com os seus professores a responderem pelo chat do YouTube às perguntas e desafios que eu ia colocando.
A metodologia chama-se "Sociodrama" e usei a técnica da "cadeira vazia", criada por J.L.Moreno nos anos 20 do século passado.
O Sociodrama é uma "metodologia de investigação da verdade por meio da ação", segundo Moreno.
É uma metodologia grupal e que segue a ordem da construção da inteligência segundo tantos e tantos autores: do concreto para o abstrato, do lúdico para o lógico, da ação para a reflexão...
Fiquei em dúvida se partilharia aqui. Sou muito autocrítica e sei que há muito a melhorar. As limitações são grandes, como o atraso entre o meu pedido e a chegada das respostas no chat do YouTube, o papelzinho das minhas anotações que me faziam olhar para baixo, a localização do chat que me fazia olhar para a esquerda, o final meio abrupto por conta do horário... Enfim... Como no Zoom não cabem 10 mil pessoas ou mais, a opção foi a possível.
Fiquei imaginando a algazarra nas salas de aula. Sinceramente? Tomara que tenha sido mesmo um grande barulho. Sinal de que os meus objetivos estavam a ser atingidos.
A quem interessar, vale a pena ver as respostas no chat. São de crianças e jovens dos 6 aos 12-15 anos, talvez mais.
Esta é uma prática que está em construção, mas ainda assim pode servir de inspiração para alguns.

Por favor, gostaria mesmo de ter o teu feedback (prefiro chamar "loveback"). Considerando as circunstâncias (milhares na assistência... delay entre as perguntas e respostas...), o que achas que correu menos bem e como eu poderia melhorar?
Muito, muito obrigada!»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários e questões serão publicados e respondidos logo que possível. Muito obrigada pelo seu interesse.