segunda-feira, 15 de maio de 2023

Uma longa e intensa trajetória de aprendizagem: "Sociodrama na Educação"

[ENGLISH]

Nota introdutória

Já vai longa, intensa e muito gratificante, cheia de aprendizagens, a trajetória de participação social que tenho realizado no âmbito do Sociodrama, desde 2011. Foi nesse ano que dei os primeiros passos na formação organizada pela Sociedade Portuguesa de Sociodrama (SPP), através de convite feito pela Dr.ª Manuela Maciel. Tanto à Dr.ª Manuela Maciel, como à SPP e a toda a sua equipa de formadores, muito agradeço tão inspirador começo nesta senda quer do autoconhecimento, quer na busca da criatividade e da espontaneidade, à maneira de J.Levy Moreno (1889-1974), através do movimento e da expressividade do corpo, através do conhecimento, da exploração e da articulação com outros métodos ativos e criativos de aprendizagem.

Quero também agradecer a todos e todas as colegas com quem me fui cruzando, como ainda a todos e todas as formadoras internacionais, em cujos workshops e sessões de formação tenho tido a honra de participar e de aprofundar os meus conhecimentos e as minhas experiências: Daniela Simmons, Monica Westberg, Monica Zuretti, Mario Buchbinder, Marcia Karp, Jana Damjanov, Börge Kristoffersen, Mariolina Guarino Werner, Judith Teszary, Connie Miller, Sofia Symeonidou, Nina Garcia, Mauricio Gasseau, Nikos Takis, Diana Adderley, Ron Wiener, Melinda Ashley Meyer, Galabina Tarashoeva, Fabian Blobel, Natacha Navarro Roldan, Edward Schreiber, Leandra Perrotta.

Do fundo do coração, um agradecimento especial para duas amigas e parceiras de caminhada, Léa Kellermann e Luzia Lima-Rodrigues.

Como diz Antoine de Saint-Éxupery “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.

Os projetos em que tenho estado envolvida e o que tenho escrito, na procura de uma investigação adequada e socialmente útil, têm sido fontes muito ricas de inspiração nesta procura de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa para todas as pessoas.

Ficam aqui abaixo as “pedras” que tenho percorrido neste caminho.

Os meus lemas de Vida:

“Aprender até morrer!” & “Eles não sabem que o sonho é uma constante da Vida, tão concreta e definida, como outra coisa qualquer.”

Aqui fica o link para quem quiser conhecer mais sobre esta trajetória de aprendizagem: AQUI.

Lisboa, Junho 2023

Margarida Belchior


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários e questões serão publicados e respondidos logo que possível. Muito obrigada pelo seu interesse.