O Sociodrama situa o tratamento e a resolução de problemas no espaço social, no grupo, nas relações que se estabelecem entre os seus membros, na forma como estes vivem e olham o que se passa à sua volta. Os grupos podem ser de vários tipos: casais, famílias, grupos profissionais ou organizacionais, turmas de escola ou grupos de formação.
Em Sociodrama, a ação parte das questões e problemas que emergem no grupo, trabalhando-os com técnicas dramáticas, no aqui e no agora. Deste modo, promove-se tanto o conhecimento das dinâmicas dos grupos, como a expressão e
integração de sentimentos. Permite também ter novas percepções, aprofundando o
auto-conhecimento, treinando a empatia, a espontaneidade e a criatividade.
Todos estes fatores são fundamentais numa perspetiva integral de desenvolvimento humano, desenvolvimento este que vai muito para além da inteligência racional e cognitiva, tão valorizada no mundo ocidental. Permite o treino em ambiente educativo, e protegido, de respostas mais equilibradas e adaptadas a situações complexas da vida quotidiana.
O Sociodrama, juntamente com o psicodrama, na atualidade, é utilizado como prática de intervenção em domínios como a formação, a educação, o desenvolvimento organizacional e a a psicoterapia.
Para saber mais:
O Sociodrama pelo mundo:
Explore esta página web: AQUI
Conferências Internacionais: AQUI.
Em Portugal:
Sociodrama, Educação e Intervenção: https://sociodrama-intervencao-educacao.blogspot.com/
[Última atualização: 11/07/2024.]
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários e questões serão publicados e respondidos logo que possível. Muito obrigada pelo seu interesse.