sábado, 10 de maio de 2014

O que é o "Sociodrama"?

O Sociodrama tem como étimo as palavras: 'socius' que significa 'sócio', aquele que pertence a um grupo, a uma aldeia, a uma comunidade;  e a palavra 'drama' que significa ação, interação, encontro, ou seja, relação, ou conflito, entre seres, humanos ou outros. As técnicas do Sociodrama nascem a partir do Psicodrama. Sabendo que psique significa alma, o psicodrama é uma metodologia que permite revelar a verdade da alma através da pessoa em ação. O psicodrama foi criado por Jacob Levy Moreno (1889-1974), médico psiquiatra romeno, de origem judaica, conhecido por ser 'o homem que trouxe o riso à psiquiatria'. Para Moreno, o encontro, a espontaneidade e a criatividade são as chaves do Psicodrama e do Sociodrama.

O Sociodrama situa o tratamento e a resolução de problemas no espaço social, no grupo, nas relações que se estabelecem entre os seus membros, na forma como estes vivem e olham o que se passa à sua volta. Os grupos podem ser de vários tipos: casais, famílias, grupos profissionais ou organizacionais. 

Em Sociodrama, a ação parte das questões e problemas que emergem no grupo, trabalhando-os com técnicas dramáticas, no aqui e no agora. Deste modo, promove tanto o conhecimento das dinâmicas dos grupos, como a expressão e integração de sentimentos. Permite também ter novas percepções, aprofundando o auto-conhecimento, treinando a empatia, a espontaneidade e a criatividade. Todos estes fatores são fundamentais numa perspectiva integral de desenvolvimento humano, desenvolvimento este que vai muito para além da inteligência racional, tão valorizada no mundo ocidental. Permite o treino em ambiente educativo, e protegido, de respostas mais equilibradas e adaptadas a situações complexas da vida quotidiana.


O Sociodrama, juntamente com o psicodrama, na atualidade, é utilizado como prática de intervenção em domínios como a psicoterapia, a formação, a educação e o desenvolvimento organizacional.

Para saber mais:

O Sociodrama pelo mundo:

7th Internacional Sociodrama Conference (Online, 16th - 20th June 2021)
- https://7aconferenciasociodrama.weebly.com

6th International Conference of Sociodrama (Balneário de Camboriú, SC, Brasil, agosto 2017)
- https://www.facebook.com/sociodrama2017/
- https://sociodrama-intervencao-educacao.blogspot.pt/2017/08/my-impression-about-6th-international.html

5th International Conference of Sociodrama (KOS-GR, setembro 2015)
http://www.facebook.com/sociodrama2015/?fref=ts
http://www.sociodrama2015.com/

4th International Conference of Sociodrama (ISEO (IT), setembro 2013):
- https://www.youtube.com/channel/UCT0OA-_H8X6tZ6XnuUZ8G6A
https://youtu.be/gUqUQ4HHTkY

- http://sociodrama-intervencao-educacao.blogspot.pt/2014/05/para-saber-mais-sobre-sociodrama.html
 
Em Portugal:

"Cenas nossas, Cenas de pessoas" - CUIDAR em tempos de pandemia - https://www.facebook.com/cenasnossascenasdepessoas
Sociodrama com Arte - https://www.facebook.com/sociodramapublicocomarte
Sociodrama Simultâneo Mundial (21/12/2013) - http://aprender-tic-educaoparaapaz.blogspot.pt/2013/12/sociodrama-simultaneo-mundial.html
Sociedade Portuguesa de Psicodrama - http://www.sociedadeportuguesapsicodrama.com



 [Atualizado a 15/10/2021.]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários e questões serão publicados e respondidos logo que possível. Muito obrigada pelo seu interesse.