sábado, 30 de dezembro de 2017

2018 e seguintes / et suivants / and following: Afinal a Cooperação / Après tout la Coopération / After all Cooperation


Afinal a cooperação (a entreajuda) é tão importante, ou mais, do que a competição para a sobrevivência das espécies, como estuda este "sociobiólogo". Coisas que já intuíamos, mas que a ciência mais atual vem comprovar. Muito, muito importante, para os tempos que correm e para todos os que se lhe seguirem. Desfazendo mitos. Abraços e Beijinhos, votos de um Bom Ano (e todos os que se lhe seguirem).
 
After all, Cooperation (mutual help) is so important, or more, than competion for the species suvival, as this social biologist is studing. Things that we alraedy intuited, but that atual science can proof. This is very, very important not only for the times that we are living, but also for all the following. Clarifying old miths. Hugs and Kisses, greetings for the New Year (and all the following upcoming).

Après tout, la coopération (l'entraide) est aussi importante, sinon plus, que la compétition pour la survie des espèces, comme l'étudie ce «sociobiologiste». Des choses que nous avons intuitées, mais que la science la plus actuelle vient prouver. Très, très important, pour les temps qu' on vie et pour tous ceux qui suivent. Défaire les mythes. Je vous embrasse, voeux pour une Joyeuse et Bonne Année (et tout ceux qui suit).





terça-feira, 5 de dezembro de 2017

III Edição: Sociodrama, histórias e resolução de conflitos [Formação acreditada para professores e educadores]



[25h de Formação presencial e vivencial acreditada para Educadores e Professores, pelo CCPFCP]

Vamos realizar a terceira edição desta Formação a partir do dia 6 de janeiro de 2018.

É uma oportunidade de conhecer outros/as Educadores, pais, professores do ensino básico e secundário, educadoras/res de infância, educadores sociais, ..., É uma oportunidade de perceber o que é o Sociodrama, de como resolver conflitos de forma não violenta e criativa e também como o Sociodrama pode ser um recurso significativo em contextos de educação e formação.
 
A espontaneidade e a criatividade são capacidades cada vez mais importantes para o desenvolvimento humano, fundamentado nos Direitos Humanos, especialmente no momento em que vivemos, um momento de grandes desafios para a nossa vida coletiva e individual. Estas capacidades e o Encontro com o outro, sempre diferente, estão na origem do sociodrama e do psicodrama, ambos criados, por Jacob Levy Moreno.
No sociodrama valoriza-se tanto a dimensão racional do ser humano, como as dimensões sentimental, emocional e intuitiva, recorrendo à “ação” (drama), especialmente através do corpo, num espaço e num tempo concretos, onde o Encontro com os outros, participantes  de um mesmo grupo social, acontece. Atende-se assim à realização individual e social de cada pessoa, num grupo e no grupo. 

As tensões e os conflitos são inevitáveis, são intrínsecos ao seres humanos, mas é superando-os criativamente e de forma não violenta, que o desenvolvimento humano se vai alcançando.

Público alvo
- Educadores de Infância;
- Professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico;
- outros "educadores" (pais, educadores sociais, assistentes sociais, ...) interessados em desenvolver a sua criatividade e espontaneidade.


Objetivos
Através de temáticas e metodologias abaixo explicitadas, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, tendo por base o desenvolvimento da criatividade;
- iniciar a introdução de metodologias ativas e expressivas, mais criativas e inovadoras, no trabalho educativo, recolhendo evidências, partilhando com colegas as novas práticas introduzidas e refletindo, em grupo, sobre as mesmas;
- criar dinâmicas de formação, em cooperação, entre todos os participantes, professores, educadores, pais e outros interessados.


Conteúdos da ação
O curso decorrerá em sessões teórico-práticas, num total de 25h. As temáticas a abordar serão as seguintes:

1. Gestão de conflitos, Educação para a Paz e resolução de problemas em contextos educativos variados;
2. Sociometrias e dinâmicas de grupo;
3. “O corpo na sala de aula”: sociodrama, pedagogia e teorias de aprendizagem;
4. Contos, histórias e métodos ativos em situações educativas;
5. Partilha e reflexão sobre as atividades desenvolvidas.

Metodologias

Serão utilizadas, entre outras, metodologias teórico-práticas, em regime presencial, baseadas especialmente no sociodrama. Partindo dos contributos do sociodrama, criado por Jacob Levy Moreno, as metodologias sociodramáticas (“role-play”, solilóquio, duplos, sociometrias, espelho, jogos dramáticos, atividades expressivas, …) têm como enfoque o grupo e nas suas dinâmicas, e recorrem ao corpo e, consequentemente, à expressão dramática, bem como a diversos objetos intermediários que possam facilitar a comunicação e a expressividade de cada elemento do grupo replicando situações reais ou imaginárias.
Ao longo do curso os formandos serão convidados a:
- refletir por escrito e oralmente sobre as vivências experimentadas;
- realizar pequenas experiências com os seus alunos/formandos replicando, adequada e criativamente, as metodologias ensaiadas;
- refletir por escrito sobre as experiências realizadas com os alunos e partilhar as respetivas reflexões com o grupo em formação.

Condições de Frequência
Curso desenvolvido em parceria com a Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade (http://criatividade.net/)
Ver em:
- Plano de Formação: http://criatividade.net/sociodrama/
 (no plano de formação da AEDC e o preço da ação);
- Inscrições: http://criatividade.net/inscricoes/


Datas previstas


- 1.ª Sessão - 06/01/2018 - 9h00 - 13h10 
- 2-ª Sessão - 20/01/2018 - 9h00 - 13h10
- 3.ª Sessão - 03/02/2018 - 9h00 - 13h10
- 4.ª Sessão - 17/02/2018 - 9h00 - 13h10
- 5.ª Sessão - 03/03/2018 - 9h00 - 13h10

- 6.ª Sessão - 17/03/2018 - 9h00 - 13h10



Regime de Avaliação

Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor e as normas estabelecidas pelo Centro de Formação da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, tendo em consideração:
- a frequência das sessões;
- a participação e o envolvimento nas atividades propostas;
- as atividades desenvolvidas com os seus alunos e as reflexões escritas realizadas.

Local
Centro Comunitário de Telheiras (em frente aos correios de Telheiras, junto à ART)

Formadora
Margarida Belchior
http://plus.google.com/u/0/113683108194688900222/about/p/pub

Para saber mais: http://criatividade.net/sociodrama/

[Última atualização: 10/10/2017]



quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Sociodrama com Arte: «Vozes das Emoções: O Poder da Raiva», 23/11, 19h - Ler Devagar

Sessão pública de Sociodrama, aberta a quem tenha curiosidade, a quem queira dar voz às suas emoções e a quem queira perceber melhor o papel e o poder da raiva nas nossas vidas.
É uma sessão vivencial.
Estão tod@s convidados.
A entrada é livre.


Para saber mais, clique AQUI.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

1.º Encontro de Psicodrama no Outono: Filmes e outras Cenas»


Para saber mais AQUI

PERFORMERS: Associação NOS e o Encontro de Budapeste (12 a 16/09)

«De 12 a 16 de setembro, a Associação Nós esteve em Budapeste, no âmbito da sua participação no Projeto Erasmus Plus "P.E.R.F.O.R.M.E.R.S.". Este projeto, coordenado pela Hungria e que conta com a participação de Portugal, Grécia e Suécia tem como principal objetivo a criação de uma rede de trabalho internacional no âmbito do sociodrama associada à intervenção em contextos sociais com jovens em situação de risco e perigo.(...)»

Para saber mais: AQUI.





Sociodrama Público com Arte: «A Voz do Corpo ... o Corpo da Voz"


domingo, 10 de setembro de 2017

Conheci o trabalho da Marilita Silva na 6.ª Conferência Internacional de Sociodrama. Ela faz artesanalmente um conjunto de bonecos, e de outros materiais, que podem ser utilizados como objetos intermediários em situações muito variadas. Vale a pena conhecê-la a ela e aos seus bonecos. Ela está disponível para aceitar encomendas e enviar pelo correio.

Para saber mais, vejam AQUI.




terça-feira, 5 de setembro de 2017

Casa João de Barros (Curitiba): 6th International Sociodrama Conference

«(...) Questões climáticas e ambientais, uso e abuso das drogas, poder e educação, envelhecer, ser mulher, entre tantos temas que foram abordados nas vivências, em comum vi que essa capacidade de se colocar no lugar do outro pode mesmo influir em COMO SOBREVIVEREMOS. Na verdade eu até mudaria o tema para COMO VIVEREMOS, pois SOBREVIVER é o que nos tem levado a lutas e conflitos egoístas (não falo aqui do bom conflito, a partir do qual crescemos). Esses conflitos egoístas a que me refiro são os que procuram apenas um vencedor: a vitória pelo ego, a verdade de um como absoluta. (...)»

Para saber mais: http://acasajoaodebarro.com.br/6a-conferencia-internacional-de-sociodarama-como-sobreviveremos/

domingo, 27 de agosto de 2017

My impressions about the 6th International Sociodrama Conference

My impressions about the 6th International Sociodrama Conference: «From the Caos to the Encounter».

Brazil, as most of the countries, is living a very deep crisis. This can be seen at all levels: personal, social and in the relation with nature. Traumas are everywhere and there are lots of people feeling very loonely, trying to work with the  most disavantege ones.
Liders are lost, and most of the people feel paralised.

For me, the sentence that most synthesis what happens in this Conference is this «From the Caos to the Encounter». This means, that working together, we can transform the "caos" in something very powerful that makes us feel accompained and also that helps us to find both our own purpose and our colective purpose.

Praia do Canto, Balneário de Camboriú

More about this Conference HERE.

#6thinternationalsociodramaconference
#sociodramaconference
 

The End: Curupira (6th International Sociodrama Conference)


Quem é o «Curupira»? É o guardião da floresta, das plantas e dos animais que nela vivem.
Pode aprender mais aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Curupira

#sociodramaconference
#6thinternacionalsociodramaconference

Participants in Panel «How shall we survive?» (6th International Sociodrama Conference)

Sérgio Guimarães' intervention.

After the panel «How should we survive?»

I shared about PERFORMERS Project, the European project of Sociodrama.



#sociodramaconference

Sociodrama in the Community, Sociodrama on the beach (6th International Sociodrama Conference)

Yesterday Sociodrama workshops took place in the beach. They took place in the community, as in the other two mornings.









#sociodramaconference
#6thinternationalsociodramaconference

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

«Como sobreviveremos?» / «How shall we survive?»

Tema da Conferência / Theme of the Conference

«Como sobreviveremos?» / «How can we survive?»




Vamos cuidar de nós próprios? / Let's care about ourselves?
Vamos cuidar dos que estão mais próximos de nós? / Let's care about those who are near you?
Vamos cuidar da natureza? / Let's care about the nature?
Vamos cuidar dos grupos em que vivemos? / Let's care about the groups in which we live?

Sociodrama liderado por Marisa Greb, finalizando com muita emoção. /  Directed by Marisa Greb and finishing with lots of emotions.

O início da 6.ª Conf. Internacional de Sociodrama (Balneário de Camboriú)

O reencontro de tantos amigos e amigas e as saudades de tantos outros que gostaria de aqui encontrar.

The meeting of so many friends and missing so many others I would like to hug here.







segunda-feira, 21 de agosto de 2017

John Lennon e a Não violência


Sessão sobre Sociodrama - Instituto de Psicodrama de Rio Preto (19/08)


O grupo em formação no Instituto de Psicodrama de Rio Preto. Foi um dia muito intenso e forte, em que além das técnicas de Sociodrama, foram trabalhados duas questões prementes no Brasil, mas não só:
- o "Vale tudo", a violência, como meio legítimo para atingir determinados fins, versus a "não-violência", a resistência, a importância dos meios serem coerentes com os fins que se pretendem alcançar;
- a "Ditadura da Beleza Feminina".

Ganha-se o dia, quando, na reflexão final, ouves que a violência e o "vale tudo" é tão mais fácil do que o diálogo e a resolução de problemas pela não violência; quando a transformação da sociedade passa por uma mudança individual e por um trabalho conjunto; que o "lado" da não violência, os vários intervenientes, tinham dificuldade em dialogar uns com os outros, em se organizar para construir uma alternativa à "violência"; que todos temos um lado agressivo que tem um papel positivo a desempenhar, mesmo pelo lado da não violência; não é necessário ser-se "escravo" da "Ditadura da Beleza", cada um deve sentir-se bem e procurar expressar-se na sua forma de se cuidar, de modo a que se sinta bem consigo mesmo e com os outros.

Foi um dia de partilhas e de aprendizagens extraordinário.

Café Encontro Instituto de Psicodrama de Rio Preto - com Fernando Pessoa

"Quando vier a Primavera..."



... e todas as Primaveras da Vida, como os ciclos da natureza, em que nos vamos transformando, em que vamos morrendo, deixando para trás o que não queremos levar para a fase seguinte da nossa Vida, aquilo de que precisamos nos libertar, a parte de nós que "morre" ... e a Primavera que vamos vivendo ... o que precisamos para isso?

Algumas fotografias do Café Encontro, dia 18/08, no Instituto de Psicodrama de Rio Preto:









Apesar de intenso e forte, todo o mundo saiu mais leve.

sábado, 15 de julho de 2017

Sociodrama Público com Arte: "Vozes de Mulheres" - 12/07/2017

Ontem estiveram connosco na Livraria Ler Devagar algumas mulheres que fizeram a diferença no seu contexto histórico-social. Foram elas a Chiquinha Gonzaga, a Cesária Évora, a Pagu, a Maria de Lurdes Pintasilgo, a Sara Tavares, a Catarina Eufémia, Maria Firmino ... entre muitas outras que podiam ter "aparecido por lá". Elas deixaram importantes mensagens a quem participou na sessão: a importância dos espaços de criação coletiva, o empoderamento, a persistência e confiança nos próprios dons, o exigir o justo reconhecimento e salário pelo seu trabalho, o agir com inteligência e a importância da afirmação das convicções pessoais. Foram partilhas pessoais profundas, num clima de confiança, leve e de alegria. Foi um momento único, como aliás têm sido todas estas sessões. Muito obrigada por nos fazerem sentir que vale a pena e boas férias!!
 
 Com Léa Kellermann e Margarida Belchior

In: https://www.facebook.com/1151856634960471/posts/1275452982600835?aymt_tip=1&placement=aymt_hot_post_tip

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Introdução ao Sociodrama (ISPA - Formação Avançada)




Em colaboração com Sociedade Portuguesa de Psicodrama
Destinatários 
Psicólogos, professores, assistentes sociais, gestores, formadores, consultores, profissionais do Teatro e outros profissionais da Saúde, Educação e de intervenção organizacional e comunitária
Objectivos 
Conhecer principais conceitos da Sociatria, Sociodrama e Socionomia e as suas técnicas
Programa 
Conceitos teóricos do Sociodrama e da Sociatria, tal como postulados por J.L .Moreno
Aplicações práticas do Sociodrama a nível Clínico, da Educação, das instituições e comunidade
As múltiplas técnicas e aplicações do Sociodrama
Duração 
18 horas
Formadores
Manuela Maciel
Mestre em Psicologia da Saúde, pós graduada em Psicologia Organizacional, psicóloga clínica, psicoterapeuta, psicodramatista, consultora organizacional. Didata e Supervisora da Sociedade Portuguesa de Psicodrama e dinamizadora de cursos e workshops sobre psicodrama e de sociodrama em mais de 15 países. Coordenadora da Secção de Psicodrama da IAGP - International Association of Group Psychotherapy and Group Processes. Membro da FEPTO Task Force for Peace and Conflict Resolution. Fundadora da Conferência Internacional de Sociodrama, agora na sua sexta edição. Coordenadora do Livro da Routledge (2017) Advances of Theory and Practice of Psychodrama e Autora de capitulo no livro Sociodrama in a Changing World (2011).

Margarida Belchior
Doutorada em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com a tese, realizada no domínio transdisciplinar, «Aprender na Sociedade da Informação e do Conhecimento - entre o local e o global - contributos para a Educação para a Paz». Mestre em Educação, Orientação e Supervisão Pedagógica. Diretora de Sociodrama, pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Coordenadora nacional do projeto europeu PERFORMERS – European Sociodrama Network. Dinamizadora de ateliers de Sociodrama na Educação, utilizando o Sociodrama como metodologia para a resolução não violenta de conflitos, com a criatividade e a espontaneidade, tanto a nível nacional, como internacional. Formadora de professores, com experiência na coordenação de projetos no Ministério da Educação e como professora do Ensino Básico. É membro da Rede de Educação para a Cidadania Global portuguesa.

Calendarização
Sábado, Setembro 30, 2017 - 10:00 - 13:00
Sábado, Setembro 30, 2017 - 14:00 - 17:00
Sábado, Outubro 7, 2017 - 10:00 - 13:00
Sábado, Outubro 7, 2017 - 14:00 - 17:00
Sábado, Outubro 14, 2017 - 10:00 - 13:00
Sábado, Outubro 14, 2017 - 14:00 - 17:00
Certificado 
Os formandos terão acesso a certificado de formação em Introdução ao Sociodrama, desde que frequentem, pelo menos, 5 sessões de formação (90%), uma vez que se trata de formação presencial.


Acesso a diploma de pós-graduação 
em Expressões Criativas Terapêuticas

«Vozes de Mulheres», 12/7, 19h - Ler Devagar

Para saber mais: AQUI

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Sociodrama com Arte: "Eu, nós e Fernando Pessoa" - 11/05, às 19h

Venham "sentir" / "compreender" através de Fernando Pessoa
É nesta quinta feira dia 11.05 as 19h
Venham e compartilhem
Esperamos por vocês!
Tod@s serão muito bem vindos!