domingo, 24 de abril de 2016

«The social graph [of Facebook] is 80 years old»

       
               

«(...) The four bubbles on the left are the world’s first sociogram, penned by a physician named Jacob Moreno in 1932. He was examining an epidemic of runaways at the Hudson School for Girls: fourteen girls had run away in two weeks. Instead of examining each case individually, he mapped all fourteen girls on a graph, showing how the each case socially influenced the others, eventually leading to a social kind of epidemic. (...)»



 «(...) As any Klout user can tell you, the metric of “social influence” is still alive and well. And for anyone skeptical about the social graph, it’s a powerful reminder: people have been at this for quite a while, and modern social networks are barely scratching the surface.(...)»

Para saber mais: AQUI

sábado, 16 de abril de 2016

Formação Acreditada: «Sociodrama: histórias e resolução de conflitos»

[25h de Formação presencial e vivencial acreditada para Educadores e Professores, pelo CCPFCP]

[Se está interessado/a em participar nesta formação ainda o poderá fazer a partir de 30/04.]

No momento de grandes dificuldades que atravessamos na maior parte dos domínios da nossa vida social, a espontaneidade e a criatividade são capacidades que se revelam cada vez mais pertinentes para a prossecução de um desenvolvimento humano mais harmonioso e equilibrado. Estas capacidades, a par do encontro, estão intimamente ligadas às metodologias sociodramáticas, criadas, tal como o psicodrama, por Jacob Levy Moreno.
No sociodrama valoriza-se tanto a dimensão racional do ser humano, como as dimensões sentimental, emocional e intuitiva, recorrendo à “ação” (drama), especialmente através do corpo de cada um na interação relacional com os outros, os participantes num mesmo grupo social, atendendo assim à realização individual e social de cada pessoa e de cada grupo. É superando criativamente as tensões e os conflitos, que o desenvolvimento humano se vai alcançando.

Público alvo
- Educadores de Infância;
- Professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico;
- outros "educadores" (pais, educadores sociais, assistentes sociais, ...) interessados em desenvolver a sua criatividade e espontaneidade.


Objetivos
Através de temáticas abaixo explicitadas, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, tendo por base o desenvolvimento da criatividade;
- iniciar introdução de metodologias ativas, mais criativas e inovadoras, no trabalho educativo, recolher evidências, partilhar com os colegas e refletir sobre as novas práticas introduzidas;
- criar dinâmicas de formação em cooperação entre professores e educadores.


Conteúdos da ação
O curso decorrerá em sessões teórico-práticas, num total de 25h. As temáticas a abordar serão as seguintes:

1. Gestão de conflitos, Educação para a Paz e resolução de problemas;
2. Sociometrias e dinâmicas de grupo;
3. “O corpo na sala de aula”: sociodrama, pedagogia e teorias de aprendizagem;
4. Contos, histórias e métodos ativos em situações educativas;
5. Partilha e reflexão sobre as atividades desenvolvidas.

Metodologias

Serão utilizadas, entre outras, metodologias teórico-práticas, em regime presencial, baseadas especialmente no sociodrama. Partindo dos contributos do sociodrama, criado por Jacob Levy Moreno, as metodologias sociodramáticas (“role-play”, solilóquio, duplos, sociometrias, espelho, jogos dramáticos, …) têm como enfoque o grupo e nas suas dinâmicas, e recorrem ao corpo e, consequentemente, à expressão dramática, bem como a diversos objetos intermediários que possam facilitar a comunicação e a expressividade de cada elemento do grupo replicando situações reais ou imaginárias.
Ao longo do curso os formandos serão convidados a:
- refletir por escrito e oralmente sobre as vivências experimentadas;
- realizar pequenas experiências com os seus alunos/formandos replicando, adequada e criativamente, as metodologias ensaiadas;
- refletir por escrito sobre as experiências realizadas com os alunos e partilhar as respetivas reflexões com o grupo em formação.

Condições de Frequência
Curso desenvolvido em parceria com a Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade (http://criatividade.net/)
Ver em:
- Plano de Formação: http://criatividade.net/plano-de-formacao-de-professores/ (no plano de formação da AEDC entra o preço da ação);
- Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/16l9jBX3-sLsKuguFGXienTwub1AB_whSvFSzCc1GClI/viewform?c=0&w=1


Regime de Avaliação

Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor e as normas estabelecidas pelo Centro de Formação da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, tendo em consideração:
- a frequência das sessões;
- a participação e o envolvimento nas atividades propostas;
- as atividades desenvolvidas com os seus alunos e as reflexões escritas realizadas.

Datas:
- Abril: 16 e 30 (9h00 às 13h10)
- Maio: 7, 14, 21 e 28 (9h00 às 13h30)

Local
ETPL –Escola Técnica Psicossocial de Lisboa – Largo do Poço, nº6, em Telheiras, Lisboa (Junto à saída de Metro de Telheiras). A entrada para a sala de formação faz-se pela parte de trás, Estrada de Telheiras - ver o mapa AQUI.

Formadora
Margarida Belchior
http://plus.google.com/u/0/113683108194688900222/about/p/pub

Para qualquer outro esclarecimento que considere necessário contactar: belchior.margarida@gmail.com.

[Última atualização: 17/04/2016]