DESTAQUE

Introdução ao Sociodrama (Formação Avançada, ISPA)

Introdução ao sociodrama DESTINATÁRIOS  Psicólogos, Professores, Assistentes Sociais, Gestores, Formadores, Consultores, p...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sessão de sensibilização: Agrupamento de Escolas Almeida Garrett

Hoje, 15/2/2016, aconteceu uma sessão de sensibilização sobre Sociodrama & Educação no Agrupamento de Escolas Almeida Garrett, com 16 colegas, de diversos níveis de ensino, desde o pré-escolar ao 3.º Ciclo do Ensino Básico. Foi um momento bem animado, em que nem se deu pelo tempo passar.

Realizados alguns exercicios de aquecimento, que serviram também para as apresentações, em que se recorre aos habituais critérios sociais mais esteriótipados (locais de nascimento, idades, profissões, quantos filhos). Para ultrapassar esta situação, fizemos também uma "silly sociometry" (uma escolha "tonta"), partindo das cores das roupas com que estavamos vestidos: apareceram uns "pinguins", o mar, uns corações e uns leões - com os seus movimentos, sons e títulos.

Em seguida chegou o momento de interagirmos assumindo os papéis das personagens de referência de cada um dos participantes. A diversidade das personagens em presença foi imensa: Woody Allen, M. Magoo, Abelha Maia, Papa Francisco, Cozinheiro dos Marretas, Mágico, Paulo Freire, Pai, Capuchinho Vermelho, ...

Seguiram-se as histórias improvisadas entre as várias personagens, em pequenos grupos. Parecia dificil, mas afinal até foram muito bem conseguidos os pequenos sketchs e divertidos.

Houve ainda tempo para um axiograma sobre a "escola a tempo inteiro", uma intensa discussão sobre este tema em que os participantes assumiram diferentes papéis. Seguiu-se uma troca de papéis, em que se inverteram as posições.

Na reflexão surgiram aspetos distintas:
- os constrangimentos impostos pelo Ministério da Educação, com todas as suas formas de controlo existentes acabam por limitar muito a ação dos professores e educadores, deixando pouco espaço a ações mais criativas, como as vivas durante as duas horas que passámos em conjunto;
- como exploramos e aproveitamos as margens de liberdade que os professores e educadores têm relativamente ao trabalho que desenvolvem com os seus alunos;
- a importância da criatividade e deste tipo de atividades expressivas;
- como todos se sentiram tão bem durante as duas horas que foram passadas em conjunto.

Muito obrigada pelo convite, foi para mim um grande prazer sentir a entrega, a energia e a espontaneidade do grupo de colegas, após um dia de trabalho.

Margarida Belchior
16/02/2016




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários e questões serão publicados e respondidos logo que possível. Muito obrigada pelo seu interesse.