sexta-feira, 30 de maio de 2014

Encontro: "Professores e Educadores: que futuro construímos hoje?"

Vivemos tempos de rápidas e grandes transformações, que nos desafiam permanentemente. A vida nas organizações educativas tem sido burocratizada, aumentando a pressão sobre os atores que aí vivem, à custa da implementação de avaliações várias, desde a avaliação do desempenho docente aos exames a que os mais novos passaram a ser sujeitos - na maior parte das vezes perde-se completamente o essencial da função social da educação, da sua missão. Muitos professores e educadores não chegam a conseguir um posto de trabalho estável, procurando outras alternativas. Quase tudo mudou desde há 10 anos a esta parte. O que é ser professor ou educador hoje, numa sociedade em que a complexidade é tamanha?

Vamos encontrar-nos e expressar os nossos encantos e desencantos com a Educação. Quer seja na escola ou fora dela, na família ou com os amigos, com os mais novos ou os mais velhos. O nosso futuro começa a construir-se hoje. Mas com que futuro sonhamos nós? Que sonhos e preocupações transportamos?

"Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, um sonho sonhado em conjunto torna-se realidade." Raul Seixas

Proponho um encontro, no qual serão usadas metodologias sociodramáticas, para expressarmos as nossas preocupações, os nossos sonhos e o que impede a sua realização. São técnicas que nos podem ajudar a perceber melhor a complexidade do mundo em que vivemos e como poderemos apoiar-nos uns aos outros na realização do(s) nosso(s) sonho(s) enquanto pessoas, educadores, professores e cidadãos.

Destinatários: Todos os educadores, ou professores, e também outros interessados pelas temáticas atuais da educação (dentro ou fora da escola) e pela construção de um espaço de encontro e de entreajuda, na procura de soluções alternativas conjuntas. "Traz outro amigo também!"

Metodologias: Serão utilizadas metodologias que se fundamentam no sociodrama.

Data e horário: 7/6/2014 (sábado), 14h30 às 18h00.

Pequeno lanche: partilhado com o que cada participante quiser levar.

Dinamizadora: Margarida Belchior

Inscrição: Preencha AQUI o formulário.

Contribuição: 5 €.

Nota: Qualquer dúvida ou questão podem ser colocadas através do mail - belchior.margarida@gmail.com.

Local: Quinta da Estrela, Areeiro, Costa da Caparica (consulte o mapa abaixo).



Ver Quinta da Estrela num mapa maior

1 comentário:

  1. Foi um "encontro" entre oito Pessoas, muito diferentes (em idade, formação, experiência, ocupação e interesses), mas muito, muito bonitas. Depois das "apresentações" (do aquecimento), o grupo decidiu trabalhar (colocar em ação) um projeto de formação ("fascioterapia") que tem como finalidade dar uma maior atenção ao "corpo" e ao lugar que este ocupa na escola, na sala de aula. Este projeto levou-nos a questões como: a do papel do "professor do futuro" (um professor que ponha em primeiro plano o ouvir os alunos, que se disponha a aprender com eles, assim como a trabalhar com eles); a da organização do espaço na sala de aula (uma sala de aula organizada em círculo, onde todos se vêm uns aos outros e cada um pode ter os seu lugar); a da necessidade de ousarmos construir e apresentar propostas de formação contínua de professores "diferentes", que nos ajudem a fazer a ponte entre os espaços formais de educação e os não formais. Nas partilhas e reflexões finais, foi sublinhada a riqueza inspiradora dos momentos vividos em conjunto e a necessidade de nos voltarmos a encontrar. Seguiu-se um lanche partilhado, onde as partilhas e conversas se prolongaram deliciosamente por mais alguns momentos. Foi uma excelente estreia para todas as presentes (só estiveram presentes mulheres).

    ResponderEliminar

Os seus comentários e questões serão publicados e respondidos logo que possível. Muito obrigada pelo seu interesse.