terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Sociodrama Público com Arte: "Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?"

Foi na última 5.ª feira (22/02), na Livraria Ler Devagar.
Mais uma sessão que valeu muito a pena. O tema proposto foi: "Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?" - inspirado numa música dos Titãs.
Um momento de partilha e celebração, de Encontro. Para saciar as nossas sedes e fomes precisamos de Amor, de Tranquilidade, de Mar, de Viver a Criança que temos em nós, de Viajar, de Conhecimento, dos Outros, de Saúde, ... Que privilégio podermos fazer estas sessões e acolher quem vem. Todos são bem vindos, venha quem vier por bem. Muito obrigada a todos os que participaram. Abraços.
Léá K. e Margarida Belchior




Algumas fotografias da sessão:








sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

IV Edição: Sociodrama, histórias e resolução de conflitos [Formação acreditada para professores e educadores]



[25h de Formação presencial e vivencial acreditada para Educadores e Professores, pelo CCPFCP]

Vamos realizar a quarta edição desta Formação a partir do dia 21 de abril de 2018.

É uma oportunidade de conhecer outros/as Educadores, pais, professores do ensino básico e secundário, educadoras/res de infância, educadores sociais, ..., É uma oportunidade de perceber o que é o Sociodrama, de como resolver conflitos de forma não violenta e criativa e também como o Sociodrama pode ser um recurso significativo em contextos de educação e formação.
 
A espontaneidade e a criatividade são capacidades cada vez mais importantes para o desenvolvimento humano, fundamentado nos Direitos Humanos, especialmente no momento em que vivemos, um momento de grandes desafios para a nossa vida coletiva e individual. Estas capacidades e o Encontro com o outro, sempre diferente, estão na origem do sociodrama e do psicodrama, ambos criados, por Jacob Levy Moreno.
No sociodrama valoriza-se tanto a dimensão racional do ser humano, como as dimensões sentimental, emocional e intuitiva, recorrendo à “ação” (drama), especialmente através do corpo, num espaço e num tempo concretos, onde o Encontro com os outros, participantes  de um mesmo grupo social, acontece. Atende-se assim à realização individual e social de cada pessoa, num grupo e no grupo. 

As tensões e os conflitos são inevitáveis, são intrínsecos ao seres humanos, mas é superando-os criativamente e de forma não violenta, que o desenvolvimento humano se vai alcançando.

Público alvo
- Educadores de Infância;
- Professores do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico;
- outros "educadores" (pais, educadores sociais, assistentes sociais, ...) interessados em questões de educação e em desenvolver a sua criatividade e espontaneidade.


Objetivos
Através de temáticas e metodologias abaixo explicitadas, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, tendo por base o desenvolvimento da criatividade;
- iniciar a introdução de metodologias ativas e expressivas, mais criativas e inovadoras, no trabalho educativo, recolhendo evidências, partilhando com colegas as novas práticas introduzidas e refletindo, em grupo, sobre as mesmas;
- criar dinâmicas de formação, em cooperação, entre todos os participantes, professores, educadores, pais e outros interessados.


Conteúdos da ação
O curso decorrerá em sessões teórico-práticas, num total de 25h. As temáticas a abordar serão as seguintes:

1. Gestão de conflitos, Educação para a Paz e resolução de problemas em contextos educativos variados;
2. Sociometrias e dinâmicas de grupo;
3. “O corpo na sala de aula”: sociodrama, pedagogia e teorias de aprendizagem;
4. Contos, histórias e métodos ativos em situações educativas;
5. Partilha e reflexão sobre as atividades desenvolvidas.

Metodologias
Serão utilizadas, entre outras, metodologias teórico-práticas, em regime presencial, baseadas especialmente no sociodrama. Partindo dos contributos do sociodrama, criado por Jacob Levy Moreno, as metodologias sociodramáticas (“role-play”, solilóquio, duplos, sociometrias, espelho, jogos dramáticos, atividades expressivas, …) têm como enfoque o grupo e nas suas dinâmicas, e recorrem ao corpo e, consequentemente, à expressão dramática, bem como a diversos objetos intermediários que possam facilitar a comunicação e a expressividade de cada elemento do grupo replicando situações reais ou imaginárias.
Ao longo do curso os formandos serão convidados a:
- refletir por escrito e oralmente sobre as vivências experimentadas;
- realizar pequenas experiências com os seus alunos/formandos replicando, adequada e criativamente, as metodologias ensaiadas;
- refletir por escrito sobre as experiências realizadas com os alunos e partilhar as respetivas reflexões com o grupo em formação.

Condições de Frequência
Curso desenvolvido em parceria com a Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade (http://criatividade.net/)
Ver em:
- Plano de Formação: http://criatividade.net/sociodrama/
 (no plano de formação da AEDC e o preço da ação);
- Inscrições: http://criatividade.net/inscricoes/


Datas previstas 

1.ª Sessão - 05/005, 9h20 - 13h30
2.ª Sessão - 12/05, 9h20 - 13h30
3.ª Sessão - 19/05, 9h20 - 13h30 
4.ª Sessão - 16/06, 9h20 - 13h30
5.ª Sessão - 23/06,
9h20 - 13h30 
6.ª Sessão - 30/06, 9h20 - 13h30



Regime de Avaliação

Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor e as normas estabelecidas pelo Centro de Formação da Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade, tendo em consideração:
- a frequência das sessões;
- a participação e o envolvimento nas atividades propostas;
- as atividades desenvolvidas com os seus alunos e as reflexões escritas realizadas.

Veja AQUI como terminou a III Edição desta formação e alguns testemunhos.


Local
Telheiras (em local a confirmar)

Formadora
Margarida Belchior
http://plus.google.com/u/0/113683108194688900222/about/p/pub


Para saber mais: http://criatividade.net/sociodrama/

[Atualizado a 15/04/2018.]