segunda-feira, 20 de novembro de 2023

No Museu Geológico: conhecer outras formas de relação com o mundo geológico

 

No âmbito do projeto de investigação da FCT CARIM, Arte Contemporânea: Um caminho para a Museologia Inclusiva. [FCT 2022.04615.PTDC, P.I. Marta Jecu, investigadora do CeiED], foi organizada uma ação educativa com um grupo de crianças de 8 anos no Museu Geológico de Lisboa, no dia 8 de novembro de 2023.

A ação representa uma colaboração entre o agrupamento de escolas Passos Manuel, o Departamento de Museologia e o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento CeiED – ULHT. A ação foi concebida pelas investigadoras do Ceied Roberta Gonçalves, Margarida Belchior e Marta Jecu.

A ação educativa decorreu em torno da projeção da obra artística (nomeadamente uma animação digital) do artista indígena brasileiro Gustavo Caboco: Kanau’Kyba (2021) a um grupo de crianças. O filme descreve a visão do mundo mineral e natural na perspetiva dos conhecimentos, tradições e cosmogonias indígenas. O objetivo da ação educativa é transmitir este conhecimento às crianças e, neste sentido, alargar a visão que o próprio museu oferece aos visitantes, com uma perspetiva extra-europeia, ampliando as referências em torno do mundo mineral e da produção de conhecimento que a tradição museológica proporciona. (...)

Para saber mais: AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários e questões serão publicados e respondidos logo que possível. Muito obrigada pelo seu interesse.