sábado, 17 de fevereiro de 2024

O testemunho da Nara Miranda (Aꓘademia Mar&Vila/Grupo Comunitário da Flamenga) sobre a participação no Festival Comunitário - TELE'Drama 2024

Este é testemunho dado pela Nara para os parceiros do Grupo Comunitário do Bairro da Flamenga que ela integra e a Aꓘademia Mar&Vila integram, sobre a sua participação e do do Daniel neste workshop, no Festival Comunitário de TELE'Drama Internacional, no dia 10 de fevereiro de 2024, e que partilho depois de ter a sua autorização explícita.
É para mim um grande privilégio poder integrar esta parceria. Aquece-me e enche-me a alma.
Muito obrigada, Nara e Daniel.

Caros Parceiros, bom dia. Em nota informativa

Passou pelo Grupo WhatsApp do GCF, convite a participarmos na 2ª Conferência Internacional Tele´Drama, dinamizada por Margarida Belchior em Portugal. A Margarida é Professora na Universidade Lusófona. Aconteceu no sábado, 10 Fevereiro 2024, em sessão online (e presencial em Lisboa, a partir da Casa de Pedra/Parque da Belavista). 

A 1ª Conferência teve lugar em Junho 2023, numa Parceria com a Aꓘademia Mar&Vila/GCF. Foi fantástico, porque o Bairro da Flamenga/Chelas N1 foi a única representação de Portugal nesta conferência internacional, e o nosso grupo foi o único grupo que integrava adultos e juvenis. Os demais países estavam representados com adultos apenas. Foi uma experiência diferente e internacional, a partir do nosso bairro. Concluímos a 1ª Conferência com um lanche, pois convidámos os participantes a trazerem algo para partilhar no fim da sessão.

Foi baseada na 1ª experiência com o Bairro da Flamenga, de partilha de alimentos e de afectos ao redor de uma mesa, que a Margarida lançou o mote para o tema da Conferência deste ano (mais uma vez, em parceria com a Aꓘademia M&V): A Big Table Around the World! Uma refeição partilhada entre culturas diferentes, online e presencial!

Foi tão simples e, porém, tão cheio e rico de experiência! Nesta 2ª sessão, estivémos poucos (apenas a Margarida, o Daniel e eu). Mesmo assim, ainda foi em maior número que os demais participantes internacionais, onde cada um se encontrava sozinho/a, e nós com participante juvenil também. Muito resumidamente, aconteceu assim:
  • Cerca de 22 participantes; 

  • Alguns dos países presentes: Alemanha; Bulgária; Correia; Costa Rica; Estados Unidos; Finlândia; Grécia; Índia; Israel; Istambul; Itália; Líbano; Macedónia; Portugal; Praga/República Checa; Roménia; Rússia; Sérvia; Turkia...

  • Partilhámos as comidas e os pratos que trazemos na memória e no coração, e que nos conectam a experiências de nossa família, da nossa infância, dos nossos avós, de tempos felizes...

  • Os temas à volta da Mesa trouxeram: A CASA. A FAMÍLIA. TRADIÇÕES. CONEXÕES. AFECTOS. MEMÓRIAS. ENCONTRO. SABORES. PARTILHA. FELICIDADE. SIMPLICIDADE. AFINIDADES.   
Estivémos cerca de duas horas ao redor da mesa (uma mesa virtual, porém muito real) a partilhar uns com os outros, a aprender, a acolher e a deliciar-nos com as diferenças das nossas refeições e alimentos; ao mesmo tempo, reconhecendo e aplaudindo os alimentos que temos em comum. Foi um festival de cores, texturas, sabores. Uma celebração da diversidade que nos une, de longe e de mais perto!

Eu gostei muito! Partilho algumas imagens, e sou muito grata por esta experiência e por me deixarem partilhá-la convosco.

Ainda antes de concluir, deixo também uma nota de muito obrigada aos Parceiros da Casa de Pedra, sempre disponíveis para acolher-nos. 

Muito grata também por me acompanharem até aqui. Os melhores cumprimentos.

Nara M.
Bairro da Flamenga
Em Chelas N1/Marvila
 
Nota ficam aqui algumas fotos:
 





 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários e questões serão publicados e respondidos logo que possível. Muito obrigada pelo seu interesse.